Você está aqui: Página inicial > Saúde > Arara recebe visita de Pesquisadores da Fiocruz, LIKA/UFPE, USP e pediatra do Círculo do Coração

Publicado: Segunda, 07 de Março de 2016, 14h29 | Última atualização em Segunda, 07 de Março de 2016, 23h18 | Acessos: 1654

O intuito da visita é coletar material para fins de pesquisa e diagnosticar que tipo de vírus está presente no município.

Fotos: Fábio Barreto

Uma equipe de pesquisadores em parceria com o Pediatra Dr. Flávio Melo e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram na última sexta-feira(4), coleta de informação, sangue, saliva e urina, afim de realizar pesquisa investigativa para detectar qual tipo de vírus está infectando a população de Arara. Foram ainda capturados mosquitos Aedes Aegypti, larvas e pupas, nas casas de pessoas que participaram dessa pesquisa.

Segundo a pesquisadora Helena é necessário a coleta de saliva e urina, porque o vírus não permanece muito tempo no sangue; “estudos realizados recentemente mostraram que o vírus foi detectado em outras vias, a exemplo da saliva e urina”, disse.

Estudo pioneiro da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, constatou a presença do vírus zika ativo (com potencial de provocar a infecção) em amostras de saliva e de urina. A evidência inédita, que sugere a necessidade de investigar a relevância destas vias alternativas de transmissão viral, foi constatada pelo Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Grande privilégio estar ao lado da equipe da Fiocruz/LIKA/UFPE/USP, literalmente à caça dos Aedes e seus vírus, no epicentro da tríplice epidemia, na acolhedora cidade de Arara/PB. Buscando as respostas através da ciência, para esse grave momento da saúde pública. Por essas coincidências da vida, nos idos de 1950, estava meu avô, médico dermatologista e sanitarista, trabalhando para erradicação da grave doença Bouba, na mesma região, obtendo grande êxito. Deus queira que tenhamos a mesma competência e sorte. Vale ressaltar a excelente equipe de saúde da cidade de Arara, pelo nível de mobilização e comprometimento com o trabalho e todo o suporte do secretário Júnior e do Prefeito Eraldo. Foi o pontapé inicial para um longo trabalho”, Disse Dr. Flávio Melo em sua Rede Social.

Em 2015, a Fiocruz criou o Gabinete de Enfrentamento à Emergência Sanitária de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN/Fiocruz), que visa aproveitar ao máximo as capacidades e os recursos disponíveis na instituição para atender à necessidade de dar respostas objetivas para o Ministério da Saúde e a população sobre a situação de emergência em dengue, chikungunya e zika no país.

A pesquisa também servirá de base para que a renomada Virologista e Pesquisadora do MIT. Drª. Irene Bosch e sua equipe, possa aperfeiçoar um equipamento de “testes rápidos” para detectar o vírus da Zica. Veja a matéria na integra no site TheScientist.

Participaram da pesquisa o Pediatra Dr. Flávio Melo, os Pesquisadores, Biomédicos e Professores, Helena Rocha, Luiz Carlos, Fábio Brayner, Renato Pessoa, Amélia Souto Maior e a equipe da saúde do município: Enfermeiros, Técnicos, ACS's e na logística, a coordenadora de Atenção Básica Flaviana Bento.

Veja as Fotos aqui.

Fonte: Portal da Fiocruz/